domingo, 16 de novembro de 2014

O Sistema Respiratório

O ar está por toda a parte. Sem ele nenhum ser consegue viver, ou seja, nosso status com o ar é de dependência. O sistema respiratório tem como função fazer a entrada e saída de ar nos pulmões, ou seja, ele realiza a inspiração e a expiração. Ele absorve o gás oxigênio e expulsa o gás carbônico do organismo. Compreendem a cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões; como mostra a imagem abaixo:



Como todos os outros sistemas, o sistema respiratório está exposto a várias doenças, tais como: asma, cancro pulmonar, bronquite, pneumonia, tuberculose, gripe, entre muitíssimas outras.

*Asma: Doença na qual ocorrem casos de contração dos brônquios. Pode ser provocada por processos alérgicos ao pólen, poeira, entre outras causas. É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.
* Cancro pulmonar: As células que revestem os brônquios engrossam e aparecem células atípicas nos alvéolos. É a proliferação anormal de células. Pode ser maligno ou benigno.
* Bronquite: É a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões, provocada por substâncias irritantes, como o tabaco. Ela pode ser aguda ou crônica.
* Pneumonia: Inflamação aguda que se instala nos pulmões, provocada por bactérias ou vírus, no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Seus sintomas incluem febre alta, dor torácica e tosse.
* Tuberculose: Moléstia contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. Este bacilo pode contaminar vários órgãos do corpo, mas os pulmões são os mais afetados. Em sua etapa avançada, provoca febre, mal-estar, tosse com expectoração sanguinolenta e sudação noturna.
* Gripe: É a doença mais comum do sistema respiratório, sendo causada por vírus. Se não tratada pode causar doenças mais graves.

No lado das tecnologias associadas ao sistema respiratório, a ciência desenvolveu a criação do ventilador pulmonar, que possibilita aos pacientes que não conseguem respirar pelas vias normais, realizar a respiração forçada, ou seja, a entrada e saída de ar nos pulmões. Segue abaixo a imagem do ventilador pulmonar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário